Temas de festas infantis – A bela e a Fera

Para quem deseja, por exemplo, realizar o makeyourself – ou seja – o faça você mesmo, algumas dicas e orientações devem ser seguidas a risca no momento de planejar uma festa infantil: a primeira é definir o quanto será gasto com o evento, e na sequência, que tipo de festa será realizada. Isto já evita uma série de atropelos e desorganizações que poderão acontecer no meio do caminho.

Depois de serem definidos os quesitos básicos, também é importante escolher o tema da festa. Para meninas, uma sugestão bem bacana é trabalhar com temas clássicos como os dos filmes da Disney. Adoráveis, coloridos, agradam a criança aniversariante e enchem de beleza os olhos dos convidados.

A bela e a Fera, por exemplo, é um tradicional conto de fadas francês, originalmente escrito pela Gabrielle-Suzanne Barbot, conhecida como a Dama de Villeneuve, em 1740. O conto se popularizou por meio da adaptação de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont que a modificara em 1756. Esta última versão é a que mais se aproxima da que hoje é tão popularmente conhecida entre as crianças.

O conto relata a história da filha de um rico comerciante que perdera todos os seus bens, restando –lhe apenas uma humilde casa no campo.  Ele, que também tinha outras duas filhas, recebe um dia a notícia de que bons negócios estariam sendo realizados na cidade. Decidido a tentar recuperar sua antiga vida, ele deixa as filhas em casa e parte em direção à cidade. As filhas mais velhas, que gostavam de ostentar a fortuna do pai, antes de sua derrocada, fazem mil pedidos ao pai: que ele recupere a fortuna e traga para elas belos vestidos e joias para que possam desfilar nos bailes. A filha mais nova, Bela, considerada a mais humilde e que amava livros, pede ao pai que lhe traga apenas uma rosa.

Entretanto, o mercador não obtém o sucesso pretendido e ao retornar à casa, é surpreendido por uma grande tempestade e acaba se abrigando em um castelo sombrio que encontra no caminho. Ao adentrar o castelo, ele vê uma farta mesa, da qual se serve até se fartar. O comerciante passa a noite no castelo sem imaginar que lá habitava uma terrível fera, que pela manhã o surpreende roubando uma flor para levar à Bela. A Fera impõe-lhe que para que sua vida seja poupada, o mercador entregue uma de suas filhas.

O mercador ao chegar à casa, relata o acontecido. Imediatamente, Bela decide seguir no lugar de seu pai, para que este não seja morto. Chegando ao castelo, ela se torna prisioneira da Fera, mas descobre que o lugar é encantado e que esconde um grande segredo. Bela, todos os seus encantos, fazendo com que a Fera mostre seu lado bom e os dois viverão uma linda  história de amor.

Agora, qualquer menina adoraria se fantasiar de Bela e viver uma linda e mágica história. Que tal experimentar.