Receitas Para Crianças com Intolerância à Lactose e Glúten Muito Gostosas

Algumas crianças têm intolerância à lactose ou ao glúten, por isso pense em fazer algumas receitas que possam agradar à todos:

Pastelzinho

2 xícaras das de chá de farinha de arroz ou creme de arroz

2 colheres das de sopa de amido de milho

1 colher das de chá de CMC

1/2 colher das de chá de sal

2 ovos

3 colheres das de sopa de óleo vegetal

1 colher das de sopa de cachaça

10 a 20 colheres das de sopa de água morna (ir adicionando até encontrar o ponto).

Misture os ingredientes secos em uma vasilha. Adicione o restante dos ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Reserve cobrindo a massa, e deixe-a descansar.

Prepare o recheio que desejar (pode ser qualquer recheio), estique um filme plástico em uma bancada, abra a massa com um rolo na espessura de pastel (bem fino), recheie, e dobre a massa. Dobre e corte com um copo, ou faca se preferir outro formato. Com a ponta do garfo reforce as bordas para não abrir durante a fritura. Frite em óleo bem quente. Essa massa serve para muitas outras receitas de salgados, e inclusive doces. Invente no recheio e aproveite!

Bolo de chocolate

170 g de chocolate meio amargo, picado

10 ovos, gemas e claras separadas

175 g de açúcar

2 xícaras de amêndoas bem moídas (na consistência de farinha)

Derreta o chocolate e reserve-o. Bata as gemas até que fiquem espessas. Pouco a pouco, acrescente o açúcar. Misture o chocolate derretido e as amêndoas. Bata as claras até formarem picos firmes. Misture delicadamente as claras à massa do bolo. Ponha a massa em uma forma com furo no meio que 25 cm de diâmetro. A forma não precisa ser untada. Asse a 180 °C durante 1 hora, ou até que a parte de cima do bolo seja pressionada levemente com os dedos e não fique afundada. Retire o bolo do forno. Vire-o de cabeça para baixo sobre uma bandeja. Mantenha o bolo esfriando cerca de 40 minutos, antes de tirá-lo da forma.

Torta de Mousse

Massa:

2 gemas

1 xícara de açúcar

1 xícara de maizena

3/4 de farinha de arroz

1 xícara de castanha picada

100 g de margarina

Misture o açúcar, as 2 gemas, a margarina, a maizena, farinha de arroz e a castanha, uma pitada de sal. Amasse tudo até alcançar uma consistência de massa podre. Unte uma forma de abrir de 27cm de diâmetro e 7 cm de altura com óleo. Unte tudo com a farinha de arroz.

Mousse:

3 gemas

2 latas de creme de leite sem soro

1 xícara de açúcar

1 xícara de chocolate em pó

1 envelope de gelatina em pó

Umedeça a gelatina em pó com 4 colheres de água fria, e reserve. Bata na batedeira as 3 gemas (reserve as claras batidas em neve) com uma xícara de açúcar até obter uma consistência branca e homogênea. No fogo, aqueça 2 latas de creme de leite com uma xícara de chocolate em pó.

Amolecer a gelatina no fogo com três colheres de água, acrescente a gelatina dissolvida com creme de leite e mexa bem. Junte os ovos batidos e misture ao creme de leite. Bate em velocidade média por 2 minutos, por último acrescente as claras em neve.Coloque no freezer por uns 10 minutos.

Chantilly:

Bata 2 claras em neve, acrescente 1 xícara de açúcar, misture bem com uma lata de creme de leite sem soro. Coloque na geladeira até montar a torta.

Como montar:

Depois de desformar a massa fria, acrescente o mousse, leve uns 10 minutos no freezer, coloque o chantilly e por último enfeite com chocolate picado.