Festas de aniversários de bebês – o que oferecer como lembrancinhas?

Festas são momentos especiais em se for uma comemoração de aniversário de um ano do filho da gente, parece que a festa ganha um sentido mais especial ainda. São vários os motivos a serem comemorados e sempre queremos que familiares mais próximos e amigos de longa data estejam conosco num evento – que pode ser mais intimista ou aquele que estourar a boca do balão, literalmente.

Acontece que festa de bebê não pode e – não deve ser pensada – como um festa de uma criança maior. Todos os cuidados no planejamento e na organização podem ser poucos – visto que nunca desejamos que ocorra nada de desagradável ou deselegante. Como se trata de um evento que irá marcar a vida do aniversariante e dos pais dele, até mesmo as lembrancinhas devem ser muito planejadas, para que não haja erro.

Festa de bebê não costuma ter a presença de crianças maiores. Trata-se mesmo de uma festa para a qual serão convidados adultos e adultos eu tenham bebês. Sendo assim, muitas pessoas costumam dispensar o uso corrente da distribuição das famosas lembrancinhas, as quais as crianças maiores esperam receber desde que adentram o local do evento.

Entre as lembrancinhas mais comuns estão as sacolinhas de doces, as quais estão sempre lotadas de balas, chicletes, pirulitos, chocolates e surpresinhas plásticas em miniatura. Acontece que bebês devem ficar longe, mas muito longe mesmo de tudo isto. em particular de balas não mastigáveis, pirulitos e brinquedinhos que contenham peças minúsculas. Eles engasgam e correm o risco de se asfixiarem. Sem contar que, a maioria dos pais de bebês não gosta de oferecer chocolates aos pequenos. Por mais saborosos e – com propriedades que eliminam os radicais livres – nenhum pediatra recomenda que se ofereça chocolate ainda na mais tenra idade. Então, se quer oferecer as tais lembrancinhas, fuja de saquinhos e sacolinhas cheias de doces.

Pode ser simplório, mas o calendário de geladeira ainda é uma boa pedida. Mas se houver uma grana a mais disponível para investimento, dê pequenos ursinhos personalizados, bonequinhas ou ainda carrinhos – que não contenham peças pequenas removíveis – com o nome da criança. Elegante, discreto e sem perigos.