Dicas de Recreação Para Festa Infantil

Preocupações de uma festa infantil

Quando vamos organizar uma festa para os nossos filhos, sobrinhos ou alguma criança que conhecemos, devemos nos preocupar com várias coisas para que ocorra tudo bem na festa. Entre essas “preocupações” podemos listar a alimentação (bolo, salgados, doces, refrigerante…), a decoração, as lembrancinhas, o local da festa. Uma coisa que muitas pessoas não se preocupam muito é com a animação da festa.

Por que a animação de uma festa infantil é importante?

Quando tem uma festa de aniversário de criança, você convida os coleguinhas do aniversariante e, junto com o convidado, vem à família para que a criança não fique só. Os adultos, que geralmente vem em casal, conversam entre si, além do mais, adulto sempre acha um assunto para conversar como o campeonato de futebol ou a nova coleção da marca do momento.

Mas deve haver algum entretenimento para as crianças. Se a festa não oferecer um entretenimento para elas, elas vão fazer por conta própria. Então, para que a festa do seu filho não vire uma bagunça com as crianças correndo de um lado para o outro, contrate um recreador/animador de festa ou faça você mesmo a animação da festa.

Dicas de recreação para a festa infantil

A melhor forma de você entreter as crianças durante uma festa infantil é contratando um parquinho para que as mesmas possam se divertir no mesmo ou organizando uma bateria de brincadeiras para os mesmos.

Procure fazer brincadeiras que não façam distinção de gênero, apesar de uma criança não saber ainda o que é isso, mas é interessante que eles interajam com todas as crianças da festa, fazendo novos amiguinhos. Para facilitar a organização da festa do seu filho, vamos dar algumas dicas de recreação.

  • Dança das cadeiras

A brincadeira é bem simples: você vai juntar todas as crianças e colocá-las para girar ao redor de um círculo de cadeiras. As cadeiras devem ser o número de crianças menos um, por exemplo: se você tem 10 crianças brincando, são 9 cadeiras. Você coloca uma música para tocar enquanto as crianças andam ao redor das cadeiras. Quando a música parar, a criança que não conseguir se sentar, sai. À medida que a criança vai saindo, você retira uma cadeira. Vence quem conseguir se sentar todas às vezes.

  • Vivo ou morto

A brincadeira consiste em um teste de atenção. O animador fica na frente dizendo “Vivo” ou “Morto” e as crianças devem obedecer ao comando ficando em pé ou se agachando, respectivamente. Se a criança errar, ela sai. Ganha quem ficar por último.

  • Caça ao tesouro

Como o nome já diz, as crianças devem caçar um tesouro. Você dá uma primeira dica para elas e elas devem procurar outras pistas, até que achem o tesouro. Você pode fazer essa brincadeira em equipe ou cada criança procura só.

É interessante que ao final de cada brincadeira haja um brinde para a criança vencedora. Podem ser brindes simples, como uma guloseima, ou algum acessório de cabelo, mas que a criança vencedora se sinta especial. Ainda há muitas brincadeiras para fazer na festinha, das mais calmas às mais ativas, basta você pesquisar e colocar em prática.